Comunicação Social

Objetivos

Os objetivos a seguir identificados fundamentam-se na experiência portuguesa e europeia e, nas novas tendências da área das Ciências da Comunicação, pelo que devem ser considerados como princípios orientadores deste ciclo de estudos:

      • Identificar os processos informativos e de comunicação, assim como, das principais correntes e teorias que os formalizam do ponto de vista conceptual, metodológico e de investigação.
      • Conhecer a estrutura dos meios de comunicação e dos seus principais formatos enquanto expressão de contextos sociais e mudanças culturais.
      • Conhecer o impacto social das tecnologias informativas e da comunicação contemporânea no sistema social.
      • Desenvolver competências comunicativas na língua materna como forma de expressão profissional em distintos meios de comunicação de forma a poder analisar factos e temas de maior difusão internacional.
      • Desenvolver competências comunicativas em língua estrangeira para fins específicos.
      • Conhecer e aplicar tecnologias e sistemas utilizados para processar, elaborar e transmitir informação assim como expressar e difundir modelos ou criações gráficas.
      • Conhecer os acontecimentos, mensagens e representações que configuram o panorama atual das diferentes variáveis das ciências da comunicação.
      • Conhecer o mundo contemporâneo e a sua evolução histórica recente, em particular os fenómenos que ajudam a compreender política, económica e culturalmente o devir das sociedades.
      • Possuir capacidade analítico-crítica e reflexivo-interpretativa de natureza pluridisciplinar, adquirindo competências no campo da investigação académica e aplicada.
      • Possuir uma perspetiva científica das ferramentas metodológicas fundamentais para planificar, e avaliar unidades de informação e documentação científica.
      • Conhecer o ordenamento jurídico da informação e da ética e deontologia que afetam o profissional de comunicação.
      • Identificar as teorias sobre assessoria de comunicação, que promovam a aplicação do pensamento criativo nas suas diversas manifestações e atividades.
      • Promover a capacidade de comunicar desenvolvendo e otimizando sinergias de grupo.
      • Possuir uma preparação técnica e profissional relativa às formas, processos e tendências inovadoras da comunicação, aplicando diferentes ferramentas das novas tecnologias com recurso à experimentação derivada da prática laboratorial e profissional.
      • Desenvolver uma atitude estratégica proporcionada pelo conhecimento exaustivo dos elementos que se interrelacionam no sistema da comunicação.

Saídas Profissionais

O curso pretende formar profissionais qualificados nas seguintes áreas:

      • Jornalismo (digital, imprensa, rádio e televisão);
      • Produção e realização audiovisual (produção de entretenimento; produção de conteúdos; captação e edição de imagem; sonoplastia);
      • Assessoria de comunicação (assessoria de imprensa; comunicação e imagem; organização e gestão de comunicação em empresas e instituições de âmbito nacional e regional);
      • Investigação na área da comunicação, dos media e do jornalismo.

Plano de Estudos

1º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31813000 Sistemas e Modelos de Comunicação 2 108 45 4 PT
31813001 Teoria da Informação e Comunicação 2 108 45 4 PT
31813002 Técnicas de Comunicação Escrita e Oral em Línguas Estrangeiras 2 108 45 4 PT
31813003 Géneros Jornalísticos 2 135 60 5 PT
31813004 Temas de História Contemporânea 2 108 45 4 PT
31813005 Laboratório Audiovisual 2 108 45 4 PT
31813006 Informática e Comunicação 2 135 60 5 PT
               
318130010 Media e Cultura Contemporânea 3 108 45 4 PT
318130011 Teoria da Informação e Comunicação 3 108 45 4 PT
318130012 Técnicas de Comunicação Escrita e Oral em Línguas Estrangeiras 3 108 45 4 PT
318130013 Géneros Jornalísticos 3 135 60 5 PT
318130014 Audiências e Literacia Mediática 3 108 45 4 PT
318130015 Laboratório Audiovisual 3 108 45 4 PT
318130016 Tecnologias e Imagem Digital 3 135 60 5 PT
           
1º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31813007 Atelier de Jornalismo 2 108 45 4 PT
31813008 Metodologia de Investigação em Comunicação 2 162 75 6 PT
31813009 Língua e Cultura Portuguesa 2 108 45 4 PT
31813010 História dos Media 2 108 45 4 PT
31813011 Psicologia Social 2 108 45 4 PT
31813012 Línguas Estrangeiras Aplicadas à Comunicação Social 2 108 45 4 PT
31813039 Op. Ética e Deontologia 2 108 45 4 PT
31813040 Op. Técnicas de Expressão em Comunicação Social 2 108 45 4 PT
31813044 Op. Teoria da Informação e da Comunicação II 2 108 45 4 PT
31813063 Op. Oficina de assessoria de imprensa 2 108 45 4 PT
318111550 Op. Comunicação Intercultural 2 108 45 4 PT
3181200498 Op. Estudos Interculturais 2 108 45 4 PT
               
318130017 Atelier de Jornalismo 3 108 45 4 PT
318130018 Metodologia de Investigação em Comunicação 3 162 75 6 PT
318130019 Língua e Cultura Portuguesa 3 108 45 4 PT
318130020 Ética e Deontologia da Comunicação 3 108 45 4 PT
318130021 Estratégias de Comunicação nas Redes Sociais 3 108 45 4 PT
318130022 Sociedades e Geopolítica dos Séculos XX e XXI 3 108 45 4 PT
31813040 Op. Técnicas de Expressão em Comunicação Social 3 108 45 4 PT
31813080 Op. Psicologia Social 3 108 45 4 PT
           
2º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31813014 Semiótica da Comunicação 2 135 60 5 PT
31813015 Línguas e Culturas Estrangeiras 2 108 45 4 PT
31813016 Atelier de Rádio 2 108 45 4 PT
31813017 Sociologia da Comunicação 2 108 45 4 PT
31813018 Fotografia 2 135 60 5 PT
31813019 Gestão de Recursos Humanos 2 108 45 4 PT
31813045 Op. Estratégias e Dinâmicas de Comunicação Cultural 2 108 45 4 PT
31813061 Op. Estratégias de comunicação nas redes sociais 2 108 45 4 PT
3181200453 Op. Organização e Gestão de Eventos 2 108 45 4 PT
3181200454 Op. Infografia 2 108 45 4 PT
3181200462 Op. Design da Comunicação 2 108 45 4 PT
3181200945 Op. Interpretação para o Audiovisual 2 108 45 4 PT
               
318130024 Semiótica da Comunicação 3 135 60 5 PT
318130025 Comunicação de Marketing 3 108 45 4 PT
318130026 Atelier de Rádio 3 108 45 4 PT
318130027 Sociologia da Comunicação 3 108 45 4 PT
318130028 Fotografia 3 135 60 5 PT
318130029 Gestão de Recursos Humanos 3 108 45 4 PT
31813082 Op. Media Estrangeiros Digitais e Línguas e Culturas Estrangeiras 3 108 45 4 PT
3181200453 Op. Organização e Gestão de Eventos 3 108 45 4 PT
           
2º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31813021 Realização Televisiva 2 108 45 4 PT
31813022 Políticas de Informação e Comunicação na EU 2 135 60 5 PT
31813023 Narrativas Digitais 2 108 45 4 PT
31813024 Cibercultura 2 108 45 4 PT
31813025 Atelier Multimédia 2 135 60 5 PT
31813026 Organização e Tratamento de Dados 2 108 45 4 PT
31813041 Op. Laboratório de Imprensa 2 108 45 4 PT
31813046 Op. Língua Estrangeira Aplicada aos Novos Media e ao Ciberespaço 2 108 45 4 PT
31813051 Op. Jornalismo de Proximidade 2 108 45 4 PT
3181200453 Op. Organização e Gestão de Eventos 2 108 45 4 PT
3181200537 Op. Atelier Multimédia 2 108 45 4 PT
               
318130031 Realização Televisiva 3 108 45 4 PT
318130032 Pragmática da Comunicação 3 135 45 5 PT
318130033 Narrativas Digitais 3 108 45 4 PT
318130034 Cibercultura 3 108 45 4 PT
318130035 Atelier Multimédia 3 135 60 5 PT
318130036 Organização e Tratamento de Dados 3 108 45 4 PT
31813046 Op. Língua Estrangeira Aplicada aos Novos Media e ao Ciberespaço 3 108 45 4 PT
31813051 Op. Jornalismo de Proximidade 3 108 45 4 PT
           
3º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31813028 Atelier TV/Cinema 2 135 60 5 PT
31813029 Ciberjornalismo 2 135 60 5 PT
31813030 Cultura Visual 2 108 45 4 PT
31813031 Comunicação de Marketing 2 108 45 4 PT
31813032 Jornalismo Especializado 2 108 45 4 PT
31813033 Escrita Criativa 2 108 45 4 PT
31813042 Op. Arte e Património 2 108 45 4 PT
31813053 Op. Jornalismo para os Novos Media 2 108 45 4 PT
31813057 Op. Comunicação e Informação em Contextos de Crise 2 108 45 4 PT
31813062 Op. Multicâmara em estúdio 2 108 45 4 PT
31813078 Op. Design gráfico para conteúdos digitais 2 108 45 4 PT
3181200463 Op. Grafismo Audiovisual 2 108 45 4 PT
3181200945 Op. Interpretação para o Audiovisual 2 108 45 4 PT
               
318130038 Atelier TV/Cinema 3 135 60 5 PT
318130039 Jornalismo para os Novos Media 3 135 60 5 PT
318130040 Cultura Visual 3 108 45 4 PT
318130041 Multicâmara em Estúdio 3 108 45 4 PT
318130042 Jornalismo Especializado 3 108 45 4 PT
318130043 Escrita Criativa 3 108 45 4 PT
           
3º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31813035 Pragmática da Comunicação 2 135 60 5 PT
31813036 Assessoria de Comunicação 2 162 75 6 PT
31813052 Op. Audiências e Literacia Mediática 2 108 45 4 PT
31813053 Op. Jornalismo para os Novos Media 2 108 45 4 PT
31813064 Op. Documentário audiovisual 2 108 45 4 PT
31813067 Op. Pós produção áudio e podcasting 2 108 45 4 PT
31813081 Op. Podcast: produção e divulgação 2 108 45 4 PT
31813083 Op. Inteligência Artificial aplicada à Comunicação 2 108 45 4 PT
3181200463 Op. Grafismo Audiovisual 2 108 45 4 PT
31813038 Estágio 2 405 150 15 PT
               
318130045 Políticas de Informação e Comunicação na EU 3 135 60 5 PT
318130046 Assessoria de Comunicação 3 162 75 6 PT
318130047 Estágio 3 405 150 15 PT
           

Condições de Acesso e Ingresso

Provas de ingresso: 04.Economia OU 11.História OU 18.Português

Pré-Requisitos: Autodeclaração (Grupo D)

Nota: A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 20 de setembro de 2021
Número de anos acreditado – 6 anos
Deliberação da A3ES –Link
Acreditação – PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018

A informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior

Aproveitamento e empregabilidade

Empregabilidade: InfoCursos ou DGEEC

Plano de estudos

Comunicação Social

Grau conferido:

Licenciatura

Duração:

3 anos letivos / 6 semestres

Departamento:

Comunicação e Arte

Coordenador:

Candidaturas

Informações

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.