Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor

Apresentação

A educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) foi, durante muito tempo, uma temática menor no contexto das grandes questões socioeducativas. A emergência da Educação Inclusiva enquadra-se no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, sendo conceptualizada como um domínio onde a diversidade social, educativa e cultural de cada um deve ser reconhecida e assumida no âmbito dos processos de aprendizagem e concomitante adoção de metodologias educativas e de reabilitação adaptadas às necessidades individuais. Partindo deste referencial, o presente curso de Mestrado de especialização assenta num modelo de formação reflexivo e crítico, predominantemente orientado para a pesquisa e intervenção em situações emergentes da prática profissional, na área da Educação Especial, com particular incidência nas NEE decorrentes de limitações nas funções cognitivas e motoras. O curso oferece um enfoque abrangente sobre os grandes debates contemporâneos da educação especial e inclusiva, periodizando-se a análise crítica dos referenciais atuais, as políticas, orientações e práticas dominantes nos contextos nacional e internacional.

O curso decorre ao longo de 4 semestres, correspondendo à realização de 30 créditos semestrais, num total de 120 ECTS. Funciona em regime pós-laboral, às sextas (a partir das 18 horas) e aos sábados.

Objetivos

      • Aprofundar os conhecimentos sobre os referenciais teóricos, modelos e práticas da área da Educação Especial, desenvolvendo a capacidade crítica e investigativa no domínio;
      • Promover o conhecimento sobre os processos de observação e avaliação nos problemas cognitivos e motores;
      • Desenvolver competências para identificar as necessidades específicas dos alunos e famílias nos distintos momentos do ciclo vital;
      • Consolidar os conhecimentos sobre a planificação e avaliação de programas e atividades educativas adaptadas às necessidades dos alunos, famílias e instituições;
      • Aprofundar os conhecimentos sobre a intervenção psicopedagógica especializada nos diversos âmbitos da ação (escolar, familiar e comunitária);
      • Promover o desenvolvimento das funções de colaboração, com as famílias e outros profissionais, no contexto da intervenção;
      • Desenvolver a capacidade de Identificar problemas emergentes da prática profissional para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação.

Saídas Profissionais

      • Integração em equipas técnicas de instituições e serviços direcionados ao apoio e reabilitação de pessoas com deficiência e incapacidade;
      • Exercício de funções docentes no domínio da Educação Especial;
      • Exercício de funções como técnico de educação especial em gabinetes/ centros de desenvolvimento e apoio a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE);
      • Integração em equipas multidisciplinares de escolas do ensino regular para apoio a crianças e jovens com NEE e/ ou outras problemáticas de risco;
      • Desenvolvimento de projetos de investigação no domínio da Educação Especial;
      • Exercício de funções como formadora/ consultora no domínio das Educação Especial/ Necessidades Educativas Especiais.

Plano de Estudos

1º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31816000 Educação Especial, famílias e redes de inclusão social 1 140 25 5 PT
31816001 Observação e avaliação em práticas inclusivas 1 140 30 5 PT
31816002 Problemas de cognição e motricidade 1 168 40 6 PT
31816003 Problemas da linguagem e da comunicação 1 112 25 4 PT
31816004 Diferenciação e gestão curricular 1 140 30 5 PT
31816005 Investigação em Educação Especial 1 140 30 5 PT
           
1º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
31816006 Programas e estratégias de intervenção em problemas cognitivo-motores 1 168 40 6 PT
31816007 Tecnologias de informação e comunicação aplicadas às Necessidades Educativas Especiais 1 140 30 5 PT
31816008 Sistemas aumentativos e alternativos da comunicação 1 112 30 4 PT
31816009 Psicopedagogia das relações interpessoais 1 140 30 5 PT
31816010 Investigação aplicada ao projeto 1 280 50 10 PT
           
2º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
           
2º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
           

Condições de Acesso e Ingresso

Encontram-se abertas as candidaturas ao Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor.

Edital de candidaturas / Critérios de seleção e seriação

CANDIDATE-SE AQUI

Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES – C/ Despacho – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 23 de junho de 2023
Número de anos acreditado – 6 anos
Deliberação da A3ES –Link
Acreditação – PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018

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Acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Desde 2014 as edições têm sido acreditadas junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pelo que a conclusão da parte curricular do mestrado confere um diploma de Formação Especializada no domínio do ciclo de estudos, que habilita para o exercício de funções no âmbito da Educação Especial para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básicos e Secundário, profissionalizados (com pelo menos 5 anos de serviço docente).

Registo de acreditação: CCPFC/CFE-2941/14
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12

Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3018/15
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12

Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3203/17
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12

Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3203/18
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12

Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3345/19

Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3408/20

Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3554/21

Plano de estudos

Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor

Grau conferido:

Mestrado

Duração:

2 anos letivos / 4 semestres

Departamento:

Psicologia e Ciências da Educação

Coordenador:

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