Produção nas Artes do Espectáculo

Apresentação

O curso de Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo enquadra-se num novo tipo de formação superior de curta duração, correspondendo a uma oferta educativa de natureza profissional situada no nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Prevê-se que, pela sua natureza, concretize dois importantes objetivos: i) privilegiar uma rápida inserção dos diplomados no mercado de trabalho; ii) permitir o prosseguimento de estudos, mantendo-se numa ligação direta ao primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura).

O presente curso visa formar profissionais com competências técnico-artísticas capazes de dinamizar projetos de intervenção artística/cultural com funções diversas num contexto de produção, quer de forma autónoma, quer integrando equipas de trabalho pluridisciplinares. Assim sendo, o perfil formativo tem por base uma perspetiva interdisciplinar, coadunável com as exigências atuais do discurso nas artes do espetáculo, conferindo aos estudantes técnicas de análise e criação artística ajustadas ao trabalho em áreas diversificadas, que contemplem a aplicação de conceitos e práticas multidisciplinares. Para o efeito, pretende-se que o estudante seja capaz de planificar, conceber e realizar projetos valorizadores da ação performativa, legitimando as expetativas do mercado de trabalho, assim como a prossecução de estudos mais aturados em termos de investigação e teorização na área.

• Promover e fomentar atividades lúdicas, artísticas e culturais na produção de eventos nas artes do espetáculo, ajustados ao contexto onde se inscrevem (teatros, museus, centros culturais, espaços de ar livre, etc.).
  • Gerir e coordenar programas culturais em interligação com a comunidade envolvente, sustentados na promoção cultural local e regional.
  • Dinamizar a produção de eventos artísticos e culturais articulando estruturas, processos, equipamentos e meios de participação ativos.
  • Elaborar programas de dinamização cultural e ações de divulgação do património artístico no intercâmbio de entidades e público.
  • Desenvolver (enquanto autor, produtor ou colaborador) projetos culturais e artísticos que consolidem práticas (interpretação, performance e criação artística) com saberes técnicos (luz, som, imagem, cenários e figurinos).
  • Propiciar estratégias de intervenção artística e cultural que se afigurem particularmente flexíveis e adaptáveis aos diferentes tipos de segmentos de públicos, como resposta a novos imperativos da sociedade do espetáculo.

Licenciatura da Escola Superior de Educação de Viseu para prosseguimento de estudos:

• Artes da Performance Cultural

Ação Social
Os estudantes inscritos no CTeSP são abrangidos pela ação social direta e indireta (bolsas de estudo, alojamento, alimentação), nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.

Objetivos

Prevê-se que o Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo venha a exercer funções profissionais em áreas de intervenção artístico/cultural, associadas a instituições/entidades cuja natureza de ação privilegie essas áreas.

Nesse sentido, potenciam-se diversas tipologias de instituições onde o Técnico Superior Profissional formado em Produção nas Artes do Espetáculo pode exercer as suas funções profissionais:

• Teatros;
  • Museus;
  • Associações Culturais, Sociais e Recreativas;
  • Câmaras Municipais;
  • Instituições de Solidariedade Social;
  • Centros Sociais e Comunitários, etc.
Regulamentos

Plano de estudos

Grau conferido:

Curso Técnico Superior Profissional

Duração:

2 anos letivos / 4 semestres

Coordenador:

Acreditação

Entidade que emite o registo – Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
Nº de registo – R/Cr 22/2016
Data de registo – 22 de junho de 2016
Data de publicação em Diário da República –19 de março de 2018