Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco

Apresentação

O Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco visa uma formação técnica especializada na concepção, desenvolvimento e avaliação de projectos e metodologias específicas de intervenção concretizadas em medidas de prevenção e protecção de crianças e jovens em situação de risco. O paradigma de formação pressupõe o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem direccionada para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da criança e do adolescente, aos níveis pessoal, social, familiar e institucional, tendo como referência o trabalho em rede, equipas multidisciplinares e formas de humanização dos serviços.

Pretende-se, assim, que os mestrandos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam intervir, de forma fundamentada, junto de populações em situação de fragilidade social, mais especificamente Crianças e Jovens em Risco.

Saídas Profissionais

      • Instituições de solidariedade social e humanitárias, públicas ou privadas, de apoio à infância e juventude;
      • Equipas multidisciplinares de apoio a crianças e jovens em situações de risco (abandono, exclusão social, maus tratos, etc.).

Plano de Estudos

1º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181300601 Contextos de Risco, Maus-Tratos e Problemas de Desenvolvimento Infanto-Juvenil 1 162 45 6 PT
3181300602 Direito da Inclusão Social 1 162 30 6 PT
3181300603 Dinâmicas, Relações e Integração Psicossocial 1 162 45 6 PT
3181300604 Técnicas de Avaliação e Diagnóstico Psicossocial 1 329 60 12 PT
               
3181300601 Contextos de Risco, Maus-Tratos e Problemas de Desenvolvimento Infanto-Juvenil 2 162 45 6 PT
3181300602 Direito da Inclusão Social 2 162 30 6 PT
3181300603 Dinâmicas, Relações e Integração Psicossocial 2 162 45 6 PT
3181300604 Técnicas de Avaliação e Diagnóstico Psicossocial 2 324 60 12 PT
               
3181300602 Direito da Inclusão Social 3 162 30 6 PT
3181300604 Técnicas de Avaliação e Diagnóstico Psicossocial 3 324 60 12 PT
3181300611 Problemáticas e Contextos de Risco Infanto-Juvenil 3 162 45 6 PT
3181300612 Relações, Conflitos e Mediação 3 162 45 6 PT
           
1º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181300605 Medidas e Respostas de Apoio Social para a Infãncia e Juventude 1 162 45 6 PT
3181300606 Problemáticas de Saúde Infanto-Juvenil 1 162 30 6 PT
3181300607 Intervenção em Situações de Risco, Família e Suporte Social 1 324 45 12 PT
3181300608 Seminário de Apoio ao Projeto 1 162 60 6 PT
               
3181300605 Medidas e Respostas de Apoio Social para a Infãncia e Juventude 2 162 45 6 PT
3181300606 Problemáticas de Saúde Infanto-Juvenil 2 162 30 6 PT
3181300608 Seminário de Apoio ao Projeto 2 162 60 6 PT
3181300610 Intervenção em Situações de Risco e Suporte Social 2 324 45 12 PT
               
3181300607 Intervenção em Situações de Risco, Família e Suporte Social 3 162 45 6 PT
3181300613 Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude 3 162 45 6 PT
3181300614 Política Social e Saúde Infanto-Juvenil 3 162 30 6 PT
3181300615 Investigação em Intervenção Psicossocial 3 324 60 12 PT
           
2º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181300609 Projeto 1 810 120 30 PT
               
3181300609 Projeto 2 810 30 30 PT
           
2º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
           

Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 02 de setembro de 2020
Número de anos acreditado – 6 anos
Deliberação da A3ES –Link
Acreditação – PDF | PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018

Renovação da acreditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2023-2026)

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Plano de estudos

Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco

Grau conferido:

Mestrado

Duração:

2 anos letivos / 4 semestres

Departamento:

Psicologia e Ciências da Educação

Coordenador:

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