Comissão para a Avaliação e Qualidade

Sobre

O Processo de Bolonha teve um impacto importante sobre os sistemas de ensino superior. A exigência da transparência dos diplomas e do reconhecimento das competências reclama uma melhor vigilância em termos de qualidade. Garantir a qualidade ao nível europeu obrigou a adotar novos procedimentos, rever os procedimentos existentes e assegurar um sistema de avaliação interna e externa.

O acompanhamento sistemático da qualidade exige a criação de mecanismos de avaliação. Trata-se de um processo colaborativo cujo objetivo é atualizar e melhorar as práticas, quer durante a formação oferecida, quer no acompanhamento dos futuros alunos e dos diplomados.

O processo de avaliação permite garantir a melhoria contínua da qualidade e traz benefícios para todos, na comunidade interna como externa.

Ao nível europeu, a ENQA (European Network for Quality Assurance in Higher Education; http://www.enqa.eu/) reúne organismos de acreditação dos vários países da Comunidade Europeia e proporciona a interação entre as agências.

Em Portugal, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (http://www.a3es.pt/pt) é responsável pela certificação dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das Instituições de Ensino Superior e pela acreditação dos ciclos de estudos.
Presidente: Professora Doutora Véronique Delplanc

Despacho PRES-ESEV 14/2018, de 24 de outubro de 2018

Competências

Estatutos da Escola Superior de Educação de Viseu

(Despacho n.º 2654/ 2010, do DR 2.ª série, N.º 27, do 9 de fevereiro de 2010)

Artigo 66º

Comissão para a Avaliação e Qualidade

Funcionamento e Competências

1. O Presidente da ESEV nomeia uma Comissão para a Avaliação e Qualidade, que funciona na dependência do Conselho para a Avaliação e Qualidade do IPV e o respetivo Presidente.

2. A constituição da comissão referida no número anterior deve assegurar a representatividade de todos os órgãos, unidades e serviços:

  1. Representante do Gabinete de Cooperação Interinstitucional;
  2. Associação de Estudantes e Antigos Estudantes;
  3. Representante da Presidência;
  4. Representante do Conselho Técnico-Científico;
  5. Representante do Conselho Pedagógico;
  6. Coordenadores de Curso (1.º e 2.º ciclos);
  7. Responsável dos Serviços Académicos;
  8. Responsável do Pessoal Não -Docente;
  9. Personalidades externas de reconhecido mérito.

3. O Conselho para a Avaliação e Qualidade do IPV aprova o regulamento da Comissão, o qual deve regular a sua competência e regras de funcionamento.

4. O Presidente da Comissão pode convidar a participar nas suas reuniões, sem direito a voto, individualidades cuja presença seja considerada vantajosa para análise dos assuntos em apreciação.

5. A Comissão dispõe de apoio técnico e de secretariado necessário à realização das suas tarefas.

6. São competências específicas desta Comissão, designadamente:

  1. Responder à missão do IPV/ ESEV e atualizá-la, nomeadamente no seu papel no desenvolvimento da cidade, da região e do país;
  2. Reforçar o contributo da ESEV para a coesão social, a cidadania ativa, o diálogo;
  3. Ajudar a ESEV a reposicionar -se face à comunidade interna e externa, identificando, também, as necessidades e as oportunidades do mercado de trabalho;
  4. Promover a participação da comunidade interna (docente, não docente e discente) e externa, no acompanhamento da concretização dos objetivos do Processo de Bolonha,
    1. em estreita ligação com o referenciado no n.º 2 do presente artigo e com o IPV, sem se sobrepor às respetivas competências;
    2. em sintonia com as várias recomendações da Comissão Europeia e com as várias leis.
  5. Assegurar o acesso facilitado a informações e consultoria de qualidade sobre, nomeadamente, as oportunidades do Processo de Bolonha e da Aprendizagem ao Longo da Vida;
  6. Facilitar e sistematizar a relação entre os vários atores;
  7. Apoiar a preparação do processo de acreditação e avaliação, de um ponto de vista global e estratégico;
  8. Participar:
    1. No bom cumprimento das solicitações dos artigos 21.º, 23.º e 24.º do RJIES;
    2. No desenvolvimento de uma política de responsabilização de cada um e de cada unidade pelo seu desempenho e pelos resultados alcançados;
    3. No envolvimento de todos numa cultura de excelência;
    4. Na inovação do ensino e da aprendizagem;
  9. Orientar os desempenhos dos diferentes atores para os objetivos definidos;
  10. Repensar as ações de orientação e consultoria;
  11. Sistematizar as boas práticas e rentabilizar os trabalhos para, nomeadamente, facilitar a elaboração do Relatório de concretização do PB

(artigo 66.º -A do Decreto -Lei n.º 107/ 2008 de 25 de Junho);

Sensibilizar os agentes do mercado do trabalho através, nomeadamente, da sua inclusão em iniciativas levadas a cabo pela Comissão.

Membros

Representantes

Veronique Delplancq

Representante do Gabinete de Cooperação Interinstitucional

Bruno Faria

Representante da Associação de Estudantes

Joaquim Messias

Representante dos Antigos Estudantes

Sónia Lopes

Representante dos Serviços Académicos

Eunice Silva

Representante da Associação de Estudantes

Presidentes

João Paulo Balula

Presidente da ESEV

Belmiro da Silva Rego

Presidente do Conselho Técnico-Científico

Esperança Jales Ribeiro

Presidente do Conselho Pedagógico

Coordenadores de Curso

José Pereira

Coordenador do Curso de Animação Cultura

Jorge Fraga

Coordenador do Curso de Artes da Performance Cultural

Paula Rodrigues

Coordenadora do Curso de Artes Plásticas e Multimédia

Pedro Coutinho

Coordenador do Curso de Comunicação Social

Abel Figueiredo

Coordenador do Curso de Desporto e Atividade Física

José Luís Menezes

Coordenador do Curso de Educação Básica

Esperança Ribeiro

Coordenadora do Curso de Educação Social

Luísa Augusto

Coordenadora do Curso de Publicidade e Relações Públicas

Susana Fonseca

Coordenadora do Curso de Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco

Teresa Gouveia

Coordenadora do Curso de Comunicação Aplicada

Sara Felizardo

Coordenadora do Curso de Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor

Ana Paula Cardoso

Coordenadora do Curso de Educação Pré-Escolar e Professores do 1.º CEB

Isabel Aires de Matos

Coordenadora do Curso de Professores do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB

Maria Paula Carvalho

Coordenadora do Curso de Professores do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB

Personalidades Externas

Catarina Durão

Direção Regional do Centro do IPDJ

Emília Dias

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)

Jorge Miguel Sobrado

Câmara Municipal de Viseu

José Arimateia

Visabeira

Luís Veiga

HUF Portuguesa

Nuno Marques

Escola Profissional Mariana Seixas

Pedro Miguel Ribeiro

Escola Secundária Viriato

Teresa Eça

Associação Portuguesa de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV)

Despacho PRES-ESEV 13/2018, de 23 de outubro de 2018

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